Você conhece a persona do seu negócio? Saiba como encontrar.

Para direcionar a comunicação do seu negócio de forma eficiente, a primeira coisa é saber qual é a persona do seu produto ou serviço, pois só assim você consegue criar peças e anúncios que se conectem com seu público.

E se você não sabe o que é persona, pode estar perdendo tempo e vendas na sua empresa, e por isso vamos te explicar no artigo de hoje tudo que você precisa saber sobre o assunto.

Também temos alguns exemplos de construção do conceito e ao final uma solução para realmente otimizar as comunicações online do seu negócio e assim atingir seu público alvo com assertividade.

Boa leitura.

Conceito de persona

O conceito de persona, também chamado de avatar ou cliente ideal em potencial, é basicamente imaginar como seria aquela pessoa que vai consumir o seu produto ou serviço.

Na internet, o alcance das comunicações são muito mais abrangentes e quando você consegue sintetizar características de um grande público, a sua comunicação atinge quase que pessoalmente o consumidor, e assim tem mais força em persuasão.

No exemplo a seguir vamos explicar bem o conceito, mas por ora, o que você precisa saber é que não é obrigatório ter uma persona só para seu produto ou serviço, pelo contrário, quantas mais você conseguir identificar, mais suas comunicações serão melhor direcionadas.

Exemplo de construção de persona

Para construir a persona, tem algumas formas, umas mais elaboradas, outras mais simples, e no fim das contas vale sempre aprimorá-las à medida que você vai conseguindo mais dados.

Caso você já tenha uma empresa com clientes ativos, já deve ter em mente quem é o seu consumidor ideal, então, pegue as características dele e assim você terá uma noção de como seria a persona do seu cliente ideal.

Se estiver começando do zero, aí é um exercício de imaginação, partindo da solução que seu produto ou serviço oferece.

Como definir as personas do seu negócio

Imagina que você tenha uma loja de roupas sociais de qualidade por um bom preço, então vamos imaginar quem seria a persona para este produto:

Arnaldo, 32 anos, trabalha como vendedor autônomo e visitou muitos clientes. Como anda bastante e precisa estar bem apresentado está sempre de camisas sociais, que acabam se desgastando rapidamente ou ficando com cheiro de suor.

Tudo que Arnaldo gostaria era não ter que trocar tanto de camisa e ter acesso a alguém que realmente aguenta o pique do trabalho dele.

Ele usa muito as redes sociais e visita sites de notícias, então, seria interessante Arnaldo se deparar com um anúncio da sua loja, mostrando os atributos de qualidade da sua camisa que não pega cheiro, é feito com material durável e está com uma promoção onde compra uma e ganha outra.

Pronto, consegue imaginar o Arnaldo sentindo vontade de clicar no seu anúncio? Esse é o poder da persona, e como falamos de internet, você irá encontrar vários “Arnaldos” por aí e assim aumentar suas vendas.

 

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Aqui a gente trouxe exemplos e um conceito mais geral do é a persona, pois como dissemos, há formas de detalhar melhor para que os anúncios sejam direcionados exatamente para pessoas interessadas.

Na Coneki, temos um time de marketing especializado na criação de persona e inclusive de anúncios no Google Ads e Facebook Ads para colocar sua marca mais próxima do seu cliente ideal.

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